Filmes para o dia dos namorados

Junho, mês dos namorados e de festas juninas. Já que dificilmente conseguiria fazer uma lista de melhores filmes de festas juninas, o mais indicado no momento é fazer uma relação de minhas preferências no gênero Romance. Claro que todos devem ter seus filmes preferidos e também é praticamente certo que vão faltar vários títulos bons, mas procurei fazer estas sugestões com base em minha opinião pessoal a partir dos filmes que assisti e dos dvd's que tenho na minha coleção. Como eu não tenho a maioria dos filmes mais antigos (décadas de 50, 60), são poucas as sugestões de filmes clássicos nesse sentido - portanto, aceito sugestões. Resolvi não numerar nem fazer um ranking de melhores filmes, embora tenha meus favoritos, mas apenas citar filmes que são essenciais para assistir a dois. Também exclui sinopses e demais informações, que você encontra facilmente vendo meu catálogo. Eis a lista:

Começando com a categoria baseados em livros. Começando pela série de qualidades/defeitos da escritora Jane Austen, destaco os bons romances Orgulho e Preconceito e Desejo e Reparação. Estes dois filmes são protagonizados pela ótima atriz Keira Knightley. Ambos são tipicamente europeus, portanto esperem muitos diálogos e lindas paisagens. Não assisti Razão e Sensibilidade e Amor e Inocência, que na verdade é baseado na história da autora destes romances, por isso não posso dizer se são bons. Outro filme que gosto é Te amarei para sempre, baseado no ótimo romance A mulher do viajante do tempo.

Na mesma linha romances sérios, destaco a dupla Antes do Amanhecer e Antes do pôr-do-sol, com Ethan Hawke e Julie Delpy. Filmes leves, extremamente simples, com ótimos diálogos, nem parece que os atores estão atuando de tão natural que ficaram as cenas.

Aproveitando que falei na Keira, outro filme na mesma linha é A Duquesa, se bem que desse aqui eu esperava um pouco mais. Pra fechar a participação dessa atriz, cito o também ótimo Simplesmente Amor. Esse filme possui uma lista interminável de atores (incluindo Rodrigo Santoro) e mistura várias histórias  paralelas tendo o Natal como elo de ligação. Dentre as histórias contadas no filme, uma das melhores cenas é justamente com a Keira. Quem viu, vai se lembrar da cena dos recados em folhas de papel.

Categoria Romances/musicais. Nessa linha, tenho dois preferidos. Moulin Rouge, com a maravilhosa Nicole Kidman, e o clássico oitentista Dirty Dancing, com Patrick Swayze e Jennifer Grey. Quem não torceu por Johnny e Baby e não curtiu a dança final? Pra mim, esse filme não vai envelhecer nunca. 

Categoria "Fiiiilme triste, que me fez choraaaar". Aqui não faltam sugestões, mas lembre-se, seu programa romântico pode terminar em lágrimas e soluços. Meus destaques são: Antes que termine o dia, Cidade dos anjos, Doce Novembro, Marley e Eu, Meu primeiro amor, Minha vida (também com Nicole Kidman), P.S. Eu te amo e Um amor para recordar. Não tem como dizer qual o melhor dentre esses, pois todos transmitem muita emoção, cada um à sua maneira. Todos já são um pouco antigos então é provável que já os tenha assistido. Mas se não viu algum ainda, corra pra ver!

Categoria Comédias românticas. Não são o meu forte. Tenho poucas e acho que essa mistura de gêneros nunca fica como deveria ser, porque nem se firma como um romance realmente bom nem consegue te divertir como uma comédia deveria. Claro que tem coisa boa, mas infelizmente a maioria é assim. Possuo no catálogo e recomendo E se fosse verdade, com Reese Witherspoon, Alguém tem que ceder, com Jack Nicholson e Vestida para casar, com Katherine Heigl. Sobre a rainha das comédias românticas Sandra Bullock, minha sugestão é A casa do lago, e um que ainda não tenho chamado Enquanto você dormia. Também não tenho na coleção mas recomendo Como se fosse a primeira vez, com Adam Sandler.

Categoria religiosos: recomendo dois filmes. Um que tenho e adoro, chamado Amor além da vida, com o sempre excelente Robin Willians. Esse filme é uma pintura viva! Procure nos posts anteriores do meu blog que falo bastante sobre ele. O outro, que ainda não tenho, é À prova de fogo. Esse é bem religioso, mas a história é linda.

Categoria Clássicos. Espero não cometer nenhum pecado mortal e esquecer filmes importantes aqui. Como não citar Uma linda mulher? Julia Roberts e Richard Gere foram eternizados por este filme em 1990. Gere também fez um filme muito bom alguns anos antes (1982) que não se tornou muito conhecido e nem acho para comprar, mas às vezes passa naquele canal de filmes antigos TCM, que se chama A Força de um destino (An officer and an gentleman). Gere algum tempo depois, com Winona Ryder, filmou o bom Outono em Nova York. Outro romance legalzinho de Julia Roberts é O casamento de meu melhor amigo. Noiva em fuga também é bem famoso, mas não gosto tanto.

Também não podem faltar Ghost (novamente com Patrick Swayze agora acompanhado de Demi Moore), Love Story (o título já diz tudo) e Romeu e Julieta - aqui você pode escolher se quer ver a versão clássica de 1968 ou a moderninha com Leonardo diCaprio. Falando no ator, outro romance já obrigatório é Titanic, se bem que já tem gente que não aguenta mais ver o filme ou ouvir a trilha de Celine Dion (inclusive a Kate Winslet). Sua parceria com Kate se repetiu no filme Foi apenas um sonho

Dos romances "mais famosos de todos os tempos", não tenho as duas principais opções. E o vento levou, já que hoje em dia é difícil reservar 4 horas para acompanhar um filme, e Casablanca, considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos. Pra esse filme, estou juntando uma $$$ pra importar essa beleza aqui: casablanca_amazon . Presença obrigatória em romances clássicos é a atriz Audrey Hepburn. Não me lembro de nenhum filme dela que achei ruim. Na coleção constam My Fair Lady e Bonequinha de Luxo

Na dvdteca ainda tem muita coisa boa que recomendo, como: Cartas para Julieta, Escrito nas Estrelas, Brilho eterno de uma mente sem lembranças, O fabuloso destino de Amelie Poulain,   Shakespeare Apaixonado, Sob o sol da Toscana, Tristão e Isolda e Um amor para toda vida. Nem todos são unanimidade e talvez alguns destes não te agradem, mas eu gosto destes títulos. 

Pra quem acha que só citei filme antigo, verdade. Mas minha lista de desejos e futuras compras contém  vários filmes recentes e que recomendo como: 500 dias com elaMeu querido John, Meia-noite em Paris, Um dia, Amor a toda prova e Namorados para sempre. Romances não tão recentes e que ainda pretendo ter na coleção são Chocolate, De repente é amor, Idas e vindas do amor, Quando um homem ama uma mulher, O Paciente inglês e Encontro Marcado.

Pra terminar, meu filme preferido do gênero: Diário de uma paixão. Toda vez que assisto é como se eu o estivesse vendo pela primeira vez. A história de Noah (Ryan Gosling) e Allie (Rachel McAdams) é emocionante, cativante e inesquecível. Não é por acaso que também é o filme preferido da minha esposa - pra quem dedico este tópico. Beijo!

Dica de cinema: agora em Junho/2012 teremos a estréia do filme Para sempre (The Vow), novamente com Rachel McAdams. O filme já estreou lá fora e as críticas são muito positivas. Confira.

Espero que aproveitem as sugestões e o dia dos namorados. Até a próxima!

Comentários

  1. My Fair Lady e Bonequinha de Luxo em recomendo sempre, muito bons! :D

    ResponderExcluir
  2. Empolgante esse tópico, deu vontade de assistir todos os que ainda não vi.
    Obrigada pela dedicatória :)
    Amuuuu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário