
Olá! Agora que você já sabe
O que é um Blockbuster, vamos fazer uma melhor análise sobre esse tema. Na parte 1, conferimos que hoje blockbuster sugere o conceito
de filme "pipocão", que custou milhões de dólares e vai
arrecadar o mesmo montante nas bilheterias, independente de sua
qualidade ou demais requisitos técnicos e mostramos alguns dos filmes mais rentáveis ou mais caros da história do cinema. A partir dos filmes listados, existem semelhanças entre eles? Os filme seguem algum padrão? Então, o que é necessário para um filme se tornar um blockbuster, além de ter grana suficiente para sua produção, elenco e marketing?
Aparentemente, o início da fórmula para
se fabricar um Blockbuster é até simples. Em primeiro lugar, tem que ter
sido produzido por um estúdio GRANDE, capaz de injetar milhões de
dólares não apenas na produção do filme, mas também em divulgação. Em
segundo lugar, tem que ter algum apelo popular. Vamos falar um pouco
sobre isso...
 |
Pra quem ele tá olhando feio? |
Filmes
derivados de livros voltados para o público adolescente ou infantil são
QUASE SEMPRE sinônimos de sucesso. Já romances voltados para o público mais "letrado" ou culto - apesar de muitas vezes gerarem filmes excelentes, não tem o mesmo estrondo. Os exemplos mais famosos de blockbusters pós-literários são as
sagas
Harry Potter e
Crepúsculo. Se J. K. Rowling ou Stepenhie Meyer lançarem um catálogo telefônico, ainda assim serão Best-Sellers. Já sobre os livros de Tolkien, a trilogia
O Senhor dos Anéis não parece ter dependido de seu autor para obter o sucesso que teve, ocorrendo o efeito contrário. Eu mesmo só me interessei pelas obras após ver os filmes. Uma nova aposta em 2012 foi o filme
Jogos Vorazes, do qual também gostei bastante e a dona da nova trilogia de quatro ou mais filmes =D
 |
Vamos ver se os próximos 2 filmes consolidarão a saga |
Mas às vezes mesmo sendo um filme bom,
baseado em uma boa série de livros, voltado para esse público-alvo e bem
produzido, faltou alguma coisa. Exemplos:
Nárnia, Eragon, Percy Jackson. Antes de me dizer que esses filmes são sim do tipo arrasa-quarteirão, responda: você correu pro cinema pra assistir a esses filmes? Salas lotadas? Ou então, mesmo o livro tendo sido um fenômeno absoluto de vendas, o filme não correspondeu ou simplesmente não conseguiu decolar. O primeiro exemplo que me lembro que se encaixa aqui é
O Código da Vinci, derivado da obra de Dan Brown.
 |
Os livros são tão bons, porque parou no primeiro filme?
|

Se
não for baseado em livros, mas também conseguir chamar a atenção dessa
faixa de público louca pra gastar $$$, a chance de obter bons resultados também é grande. A
partir de uma atração de um parque infantil, a franquia Piratas do
Caribe virou sucesso absoluto. Mas aqui, além dos $$$ empregados, a maior
parte desse sucesso se deve a Johnny Depp e seu inesquecível Jack
Sparrow. Franquias baseadas em bonecos e brinquedos podem se tornar
blockbusters instantâneos, como aconteceu com Transformers, ou serem praticamente
ignorados e criticados, como o G.I. Joe. Recentemente, tentaram emplacar
outro sucesso, mas a adaptação do jogo batalha naval Battleship ficou
apenas na promessa de um bom filme. Dificilmente jogos baseados em video-games conseguem obter o sucesso esperado. Exemplos não faltam, mas um dos mais recentes, Prince of Persia, passou longe do sucesso.
Já
que falei em Johnny Depp, será que apenas a presença de um ator ou
diretor pode tornar um filme um arrasa-quarteirão? Na minha modesta
opinião, não é suficiente. Vamos tomar alguns exemplos com atores. Um dos maiores
sucessos entre as adolescentes, a saga Crepúsculo, que fez milhares de
fãs quase se matarem pelos atores principais. Se você se enquadra nessa
categoria, ou conhece alguém assim, responda: Assistiu
Cosmópolis?
Assistiu
Na Estrada? Isso são Blockbusters??? "Claro que não", você
dirá, são outros estilos de filme, não foram produzidos por grandes estúdios, sendo praticamente filmes independentes. Mas tinham os atores "queridinhos" da atualidade, então não teria desculpas pra não lotar os cinemas. Um filme financeiramente bem de vida, produzido pela Universal Studios,
com a atriz principal de Crepúsculo de protagonista (teoricamente) e mais um grande elenco:
Branca de Neve e o Caçador.
Eu
assisti e gostei, mas será que se encaixa neste seleto grupo? Virou
bonequinho? Virou capa de caderno? O filme foi muito bem nas
bilheterias, então corresponde aos quesitos A e B iniciais. Mas quando
eu comento sobre esse filme, grande parte das pessoas não assistiram ou
não gostaram. Difícil então saber se a gente entrega o certificado de
blockbuster ou não pra esse filme.
 |
Quando a vilã do filme aparece mais do que a mocinha...
|

Um ator ou diretor até pode sim fazer parte dessa difícil equação. E as
maiores chances disso acontecer são se o diretor for considerado novato
pelo grande público ou então já consagrado nesse estilo de filmes. Eu
nunca vou esperar que um filme de Woody Allen ou Bernardo Bertollucci
venha como um Blockbuster. Já se o filme tiver o nome de Spielberg,
Peter Jackson, George Lucas, Cameron ou mesmo Michael Bay (mesmo que
sejam filmes ruins), todos vão querer assisti-lo, nem que seja pra ter
conhecimento de causa ao falar mal. Estes diretores, mais do que competentes ou sortudos, conseguiram fazer com que seus filmes sejam considerados sucessos até hoje.Então entra um terceiro elemento na equação: TEMPO. Se daqui a dois anos o público lembrar do filme com boa dose de empolgação sem precisar explicar muito ou citar o elenco completo, então ele está no caminho certo para a fama eterna (ou fogo eterno, já que alguns a gente só lembra pra falar mal). Ou então, mesmo sem ter visto o filme e ter sido produzido a décadas, sabemos pelo menos do que se trata. Alguém aqui não conhece esse bonequinho?
Próximo
quesito: Super-heróis. Faça um filme que preste, respeitando as origens
e as histórias das HQ's (alguma liberdade poética é aceitável) bancado
por um estúdio que não economize em efeitos especiais, e os cinemas
ficarão lotados por semanas. Não tem exemplo melhor do que
Os
Vingadores, o melhor filme NERD de super-heróis já produzido na minha
modesta opinião. Mas, pera, que tal "humanizar" a coisa, tornar o filme
fisicamente real e colocar um clima sombrio (ainda assim respeitando a
essência do personagem)? Dá certo! Nolan e sua sensacional trilogia
Batman provou com todos os méritos que sim.
 |
ISSO é um filme de Batman |
Da mesma forma, Joel
Schumacher com seus artefatos exóticos como armaduras com mamilos e
bat-cartões de crédito fez o favor de mostrar como NÃO fazer um filme de
super-herói, como foi feito com
Batman e Robin. Cadê o respeito, Schumacher??? Você conseguiu superar até o
filme da
Mulher-Gato (pelo menos tinha a Halle Berry - se bem que com
aquele capacete acho que nem isso salva). Filmes "família" como
Quarteto
Fantástico também foram lançados e aguardados como Blockbusters, mas infelizmente
ficaram aquém do potencial que poderiam ter, tanto que o estúdio responsável já vai apelar para o recurso "reboot" e fazer um novo filme de origem, ignorando os anteriores. Muito se fala também em um reboot do
Demolidor. Já
Elektra, coitada, foi pro limbo mesmo...
 |
Isso NÃO É um filme de Batman
|
Gênero de filme: A maioria dos blockbusters são de ação, aventura ou ficção científica. Às vezes aparece um Titanic para quebrar a regra, mas no geral é assim. Agora, se o
filme tiver um tema pós-apocalíptico ou for um filme-catástrofe, o nível de acerto na equação aumenta
bastante. Você, meu amigo, que já deu check-in em vários ensaios de fim
do mundo e está (no momento em que este artigo foi
escrito) prestes a acompanhar mais uma tentativa em 21-12-2112, adora
acompanhar estas prévias no cinema. De
Twister a
2012, passando por
Um
dia depois de amanhã, se o mundo vai acabar, a gente
quer ter a noção de como vai ser. O dia que isso for verdade não acho que ninguém vai pra uma mesa de bar discutir qual o filme que melhor retratou a realidade, mas enfim...
 |
Arrasa-quarteirão ou arrasa tudo logo?
|
Então, se a gente for tentar traçar uma equação, podemos até considerar algumas variáveis, mas realmente não tem como saber se o filme realmente será o sucesso como planejado. Além de tudo o que falamos, existem os fatores GOSTO (que graças a Deus todo mundo tem o seu) e SORTE. Mas, como recado final, não se deixe levar apenas por críticas, investimento, elenco, diretores e marketing. Nem deixe de assistir um filme só porque ele não é de um grande estúdio ou não foi sucesso de público. Blockbusters ou não. Existem filmes bons e ruins, e SÓ VOCÊ tem autoridade suficiente para classificá-lo, a partir de sua própria opinião. Bons filmes pra vocês.
Comentários
Postar um comentário