Filhos da Esperança (2006)

Terra. 2027. A humanidade convive com a possibilidade de extinção, já que há 18 anos não ocorre nenhum nascimento e a morte do mais jovem ser humano (um argentino =] ) comove a todos e desperta vários sentimentos que dão uma idéia do clima pesado do filme.

Trata-se de uma bela obra que mostra muito bem o processo de degradação da raça humana. A que ponto um indivíduo ou uma sociedade pode chegar em busca da sua sobrevivência ou de seus interesses pessoais? É impressionante ver a capacidade que algumas pessoas possuem de se aproveitar de uma situação de conflito para seu próprio benefício. Tudo bem que isso acontece na nossa cara todos os dias, mas não tem como não parar pra refletir assistindo a uma sequência marcante de cenas explorando o pior do ser humano.

O aparecimento de uma jovem misteriosamente grávida traz ainda mais carga dramática ao filme, acrescentando mais sentimentos como fé e esperança, mas também aguçando ainda mais o ódio, a violência e o jogo de interesses envolvendo questões étnicas e religiosas. Só acho que escorregou um pouco no final (por exemplo, o nome do barco é totalmente "cliché"), mas ao chegar lá o "estrago já foi feito", o impacto já foi bastante sentido e a mensagem do filme já ficou devidamente clara.

Clive Owen faz um belo trabalho aqui. Gostei muito da sua atuação em "Amor sem fronteiras" e aqui ele acerta mais uma vez. Juliane Moore pouco aparece no filme (não vou contar o porquê) apesar de ser importante na história, mas acho que ela poderia ter contribuido mais para o filme. Ainda assim, como de costume, faz um bom trabalho em cena.

Comprei o dvd por R$9,90. Uma ótima edição dupla com bons extras, um belo documentário e áudio em inglês e português 5.1.

Resumindo, um filme estilo "soco na mente". Extremamente forte e realista. Indispensável!

Cotação: 9,2

Comentários

  1. Vi Filhos da Esperança no cinema. Lembro que na época sai meio atordoado. A mensagem forte do filme é respaldada pela excelente fotografia e o estilo "tremido" de câmera realista. Para mim foi um dos grandes filmes do ano passado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário