David Gale (Kevin Spacey) é um professor que trabalha na Universidade do Texas e também um ativista contra a pena de morte. Até que, após o assassinato de uma colega de trabalho, Gale é (in)justamente condenado à pena de morte. No corredor da morte, a 3 dias da execução, Gale convida a jornalista Elisabeth Bloom (Kate Winslet) para contar sua vida. Ouvindo seus relatos, Elisabeth começa a desconfiar que Gale pode ser inocente de suas acusações. Mas ela só tem 3 dias para conseguir provar isso, e existem algumas pessoas que não estão a fim de que ela continue com suas investigações.
Seria basicamente um filme sobre a pena de morte se não fosse a brilhante atuação de Kevin Spacey e a nossa dúvida até o final do filme se ele diz ou não a verdade, devido ao surgimento constante de novas informações. Manipulador, vítima de conspiração, culpado ou inocente? Quando estamos certos acerca do nosso julgamento, algum fato novo muda toda a situação. Esses fatos prendem a atenção do filme. Laura Linney faz a melhor amiga de Gale que sofre de leucemia e possui um papel importantíssimo no filme. A injustiçada Kate Winslet está ótima no filme também. Aliás, as pessoas esquecem que Kate Winslet não fez apenas Titanic.
Então, se a soma roteiro + elenco é bom, o filme deveria ter sido um sucesso total, certo? Pois é, o filme foi muito criticado aqui e lá fora. O problema maior nos EUA está na discussão sobre a pena de morte e o fato de ter sido considerado apenas um filme com caráter político. Americano adora criar uma polêmica. Já por aqui, somente quando o filme foi lançado em DVD começou a ser descoberto. Deve ter passado pouco tempo nos cinemas. Talvez nem tenha passado em Natal, como aconteceu recentemente com "Antes que o Diabo saiba que você está morto", que eu estava louco pra assistir e passou longe dos cinemas daqui.
Assisti a esse filme por indicação de dois amigos ano passado. Procurei no mercado livre e comprei o filme por incríveis R$5,00. Sorte dupla, por ter gastado pouco e por ter adquirido um filme tão bom. A vida de David Gale com certeza está entre os 10 mais da minha lista e se você ainda não teve a oportunidade de assistir, procure-o. Acima de um bom filme, você vai ter uma aula de interpretação de Kevin Spacey. Assista e fique a vontade para comentar.
Cotação: 9,6
Muito bom filme. Também recomendo. Ótimas atuações e história.
ResponderExcluir