O Colecionador de Ossos (The Bone Collector) - 1999

O Colecionador de Ossos (The Bone Collector) é um bom filme policial carregado de suspense, com ótimas atuações de Denzel Washington e Angelina Jolie. Realizado pelo diretor australiano Phillip Noyce, o filme apresenta uma história envolvendo crimes macabros cometidos por um serial killer cuja assinatura são cortes cirúrgicos, nos quais algum osso é levado como recordação.

Em Nova York, durante uma investigação, o policial Lincoln Rhyme (Washington) sofre um acidente que o deixa tetraplégico. Seus únicos movimentos são com a cabeça, ombros e um dedo. Após 4 anos vivendo numa cama, onde é vítima de ataques que podem transformá-lo em um vegetal, Rhyme começa a considerar a idéia de praticar a eutanásia, que chama de transição final. Mas a vontade de viver e se sentir útil voltam quando um serial killer comete crime violentos e deixa pistas nos locais do crime. Por ser um dos melhores peritos e escritor de livros policiais, seus amigos o consideram o único capaz de conseguir decifrar tais pistas.

A primeira pista é encontrada pela policial Amelia Donaghy (Jolie). Apesar de não ser perita, sua inteligência, coragem e ousadia chamam a atenção de Rhyme, que a convida para ajudá-lo a desvendar a série de assassinatos. Rhyme ainda vai contar com a ajuda de antigos parceiros, como o legista Eddie Ortiz (Luis Gúsman) e até mesmo sua enfermeira Telma (Queen Latifah). Como não poderia faltar o clássico clichê do mau policial que faz de tudo para atrapalhar as investigações, esse papel cabe ao chefe de polícia Howard Cheney (Michael Rooker).

Particularmente, adoro filmes de quebra-cabeças e de investigação policial. Contudo, neste filme as pistas deixadas pelo assassino não são triviais, muito pelo contrário. Penso que só mesmo Rhyme seria capaz de desvendá-las, ou seja, não é daqueles filmes em que você pode tentar fazer o papel de policial e solucionar as pistas antes que o filme lhe mostre.

O filme também não deixa (muitas) pistas sobre a identidade do assassino. Também não faz o gênero "o assassino está na cara e eu não percebi". Muitos odiaram o final do filme justamente pelo motivo dos assassinatos e a identidade do assassino, mas eu gostei do fator surpresa. Não é tão brilhante quanto "Seven", mas com certeza acima da média.

Li muitas críticas que o filme não se sustenta como drama e que alguns temas abordados, como a eutanásia e os problemas familiares e afetivos de Amélia devido a perda do pai não são aprofundados. Realmente tais problemas pessoais poderiam até ser mais explorados, mas como o filme não é um drama, acho que dar mais atenção a tais questões poderia desviar do foco do filme.

Portanto, como um suspense policial o filme funciona muito bem e vale muito a pena ser visto. Sobretudo pela atuação brilhante de Denzel Washington, que passa 90% do filme deitado numa cama e utiliza apenas expressões faciais, conseguindo transmitir todas as suas emoções; e pela minha atriz preferida Angelina Jolie, que nessa época (1999) ainda não estava no auge, mas já era extremamente competente em suas atuações, tanto que no mesmo ano ganhou o Oscar por "Garota, Interrompida". Pode assistir sem medo (mesmo porque mesmo sendo um filme de assassinatos, não contém cenas assustadoras).

Cotação: 9,3

Comentários

  1. Gostei muito do filme, realmente o final não é esperado. Mas a gente aceita, pois, faz sentido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário