Thomas Crow - A arte do crime (1999)

Thomas Crown (Pierce Brosnan) é um milionário entediado, que resolve roubar um Monet de 100 milhões de dólares de um museu de Nova York por diversão. Só que a investigadora da agência de seguros designada para cuidar do caso, Catherine Banning (Rene Russo), tem certeza de que ele é o culpado pelo crime e espera apenas um deslize seu. Os dois promovem então um jogo de gato e rato, ao mesmo tempo em que se apaixonam. Refilmagem de "Crown, O Magnífico", de 1968 (o qual não assisti).

Gostei do filme. Gosto de filmes do estilo "roubos com classe". Inclusive já comentei aqui sobre "Ladrão de diamantes", com o mesmo ator principal e o mesmo tema. A diferença básica é que "ladrão" é mais voltado para a comédia, enquanto este "Crow" faz uma mistura de ação e policial. Outra coincidência entre os dois filmes é o visual do Caribe, o que conta muitos pontos!

O filme tem alguns exageros, na minha opinião (como a dedução relâmpago de Banning que Crow era o autor do roubo), mas o conjunto da obra é muito bom. Sendo um pouquinho mais chato, posso dizer que o filme distribuído em 113 minutos possui um ótimo início (com a sequência do roubo), um meio lento e arrastado, mas intercalado com boas sequências, e um final excelente (com a sequência da devolução do quadro) que vale por todo o filme.

Resumindo, um filme inteligente e legal de assistir. Só não o veja se estiver com sono senão vai cochilar no meio do filme. De vez em quando passa na tv, quando for o caso vale a pena conferir.

Cotação: 8,0

Comentários