Homem-Aranha 2 (2004)

O impressionante e justificável sucesso de homem-aranha fez com que Hollywood encontrasse mais uma franquia com aspecto de ovos de ouro. A preocupação com franquias sempre está no fato de que, muitas vezes, os estúdios simplesmente dizem aos produtores: “eu quero uma continuação para daqui a 2 anos. Se virem.” E ainda existem aqueles com a linha de pensamento de que não importa a história, porque apenas a presença do personagem fará com que as salas de cinema fiquem lotadas.

Em se tratando de franquias de super-heróis, isso é mais grave ainda. Já conhecemos a origem do personagem no primeiro filme. O que trazer de novidade para as telas? Quais os vilões que serão incluídos no filme? Qual história clássica dos quadrinhos será utilizada como base?

Homem-Aranha 2 conseguiu responder bem a todas essas perguntas e ainda conseguiu algo raríssimo: uma continuação tão boa quanto o primeiro filme. Pense rápido em outros filmes em que a continuação supera eu antecessor. Lembrou de mais do que 2 ou 3? Me conte então porque demorei pra me lembrar...

Esta nova aventura traz um dos vilões mais clássicos, carismáticos e até admirado dos quadrinhos, o Dr. Octopus (vivido magistralmete por Alfred Molina). Octopus é na verdade o cientista Otto Octavius, que constrói quatro braços mecânicos acoplados ao seu corpo para uma experiência de fusão nuclear e que após um acidente de trabalho é dominado pela inteligência artificial que controla o aparelho. As cenas de ação estão na medida certa (como a sequência do trem), os efeitos especiais melhoraram devido a evolução da tecnologia e até as famosas cenas cômicas (sempre presentes nos quadrinhos mas praticamente ignoradas no primeiro filme) estão presentes no filme - a cena do elevador é engraçada - deixando o filme um pouco mais divertido. Mas algumas tiradas só são realmente compreendidas se você ouvir o áudio original em inglês (“I’m Back! I’m Back!...My back! My back!”).

Os dramas pessoais também estão mais do que presentes. Peter Parker (Tobey Maguire), após sua consolidação como herói vista no primeiro filme, é apresentado como um nerd tendo que se virar para arrumar dinheiro, pagar o aluguel, se esforçar para não ser demitido, vender umas fotos para a revista de J. J. Jameson (J. K. Simmons) e estudar, enquanto tenta conciliar com sua vida de aranha. Sua tia May (Rosemary Harris) está prestes a ser despejada de casa por não conseguir pagar a hipoteca, seu amigo Harry Osborn (James Franco) deseja se vingar do Homem-Aranha por acreditar que foi ele quem matou seu pai, e sua paixão retraída Mary-Jane (Kirsten Dunst, começando aqui o processo de “embaranguecimento” comentado no post sobre HA1) desiste de tentar compreender porque Peter não assume seus compromissos e assume um novo relacionamento.

Homem-Aranha 2 concilia aventura e ação com drama, romance e um pouco de humor. Talvez o final tenha ficado um pouco a desejar, mas ainda assim vale muito a pena ser visto várias vezes. Como último comentário, uma revelação envolvendo Parker e Mary Jane na parte final do filme desagradou boa parte dos fãs xiitas e provocu uma dor de cabeça extra ao diretor Sam Raimi para a terceira sequência. Mas isso é assunto para HA3.

Cotação: 9,4

Comentários

  1. Pois é, meu caro Casillo. Estamos de volta à blogosfera. Nós que gostamos de escrever sobre cinema, às vezes passamos por isso. O trabalho, dentre outras atividades, termina tirando nosso tempo. Mas, somos resistentes!

    Bem, sequências que superaram o original? Poderoso Chefão 2, Exterminador do Futuro 2, Batman - Cavaleiro das Trevas, X-Men 2. Realmente são poucas!

    Abraços, Raildon Lucena
    observatoriodecinema.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário