Drácula de Bram Stoker (1992)

Recentemente comentei sobre Drácula no post sobre "Entrevista com o vampiro" e a vontade que tinha de adquirir este filme. Pois agora, graças a minha esposa, tenho a edição dupla de luxo do filme. E esta edição não decepciona sob nenhum aspecto.

Esta é realmente uma das mais fiéis adaptações ao livro de Bram Stoker, apesar de vários críticos preferirem chamar o filme de "Drácula de Francis Ford Coppola" devido as alterações que o diretor realizou (como exemplo a origem do vampirismo de Drácula e o desfecho da história). Em minha modesta opinião, tais alterações são ótimas e se encaixam perfeitamente no filme. Aliás, sempre achei uma bobagem essa discussão de quão fiel tal filme é ou deveria ser ao livro. Tomando como base que o livro serve de referência para um filme, a palavra "adaptação" já deveria ser suficiente para que a obra visual tenha vida própria em detrimento da obra escrita. Livros e filmes são mídias distintas, cada uma com suas características próprias.

O filme é ótimo, bem dirigido e produzido. E fica ainda melhor se você assistir aos quase 30 minutos de cenas excluídas que infelizmente tiveram que ser cortadas para o filme não ficar muto longo nos cinemas. O dvd de bônus ainda mostra muitos documentários interessantes, como o que mostra que quase todos os efeitos especiais do filme foram realizados a moda antiga, sem a ajuda de computação gráfica. Coisas de Francis Ford Coppola.

O elenco está quase todo muito bem - com destaque para Gary Oldman como Drácula e Anthony Hopkins como Van Helsing. Sadie Frost como Lucy e Winona Ryder como Mina estão bem, mas tendo em vista a profundidade e relevância de suas personagens no livro, esperava mais de suas atuações. Já Keanu Reeves está totalmente inexpressivo, sendo o ponto fraco do filme. Ainda temos como bônus Monica Bellucci praticamente estreando no cinema como uma das noivas de Drácula.

Quem espera por sustos, mortes violentas e um clima trash vai se decepcionar completamente. Assim como no livro, aqui estamos diante de um romance. Embora existam algumas cenas de horror - absolutamente necessárias dado o tema envolvido - o que vemos é uma história de amor. O livro e este filme são duas obras indispensáveis.

Cotação: 9,7

Comentários

  1. Leo

    Como ja existe várias resenhas na internet de filmes, normalmente eu so digo se eu gostei ou nao do filme, as vezes uma crítica superficial.

    Sou fascinado por vampiros, e tenho vários livros do tema. Concordo com você que esse filme é excelente, para mim o melhor sobre o dracula.

    Apesar de nao ter a edição de colecionador super mega utra com todos os extras existentes, estou muito feliz com minha versão em blu-ray, qualquer dia voce tem que ir la em casa para ver como essa produção fica ainda melhor em High Defenition :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário