A Casa dos Espíritos (1993)

A Casa dos Espíritos (The House of the Spirits) é um filme baseado no livro de Isabel Allende que aborda a saga da família Trueba durante as décadas de 20 a 70 no Chile. O filme insere nos acontecimentos familiares os fatos históricos deste período, que culmina com a revolução que derrubou o presidente Salvador Allende.

Clara (Meryl Streep) é espírita e paranormal, vista como um anjo ou especial por alguns e louca ou estranha por outros. Anos após perder sua irmã Rose (Teri Polo), ela se casa com o fazendeiro Esteban Trueba (Jeremy Irons), irmão de Ferula (Glenn Close). Esteban e Clara têm uma filha chamada Blanca (Winona Ryder), que mantém um relacionamento secreto com o revolucionário Pedro Segundo (Antonio Banderas), que é contra os métodos autoritários de Esteban, seu patrão.

Com esse título, fica meio óbvio o tema do espiritismo. Mas o tema é tratado com muita simplicidade e naturalidade. Não temos sustos e são raras as vezes em que espíritos aparecem no filme e mesmo o assunto espiritismo é tratado sutilmente. Em uma das cenas, Clara comenta que a morte física é apenas um estágio de algo maior, assim como o nascimento, e que o amor continua a existir além da vida material.

O filme é uma mistura de drama político e romance. Se sustenta por tratar com muita propriedade, delicadeza e clareza as relações conflituosas entre familiares. Amor, ódio, vingança, redenção, sexualidade, incesto, equilíbrio e vários outras questões morais são bem abordadas. Temos os clichês e cenas desnecessárias, e vale avisar que algumas cenas bem fortes vão exigir um pouco de estômago, mas traz uma história competente, além de um grande elenco. Talvez seu maior defeito seja ser longo demais (145 minutos). Assista com tempo sobrando e sem sono. Você encontra fácil esse dvd na Americanas por R$9,90.

Cotação: 7,5

Comentários