O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005)

Para comemorar o Dia do Orgulho Nerd (25 de maio), nada mais justo do que assistir a um filme nerd. Meu escolhido foi "O guia do mochileiro das galáxias" (The hitchhicker's Guide to The Galaxy), filme adaptado da famosa série de livros de Douglas Adams. Sua coleção de 5 volumes são repletas de ironia e humor sarcástico, consideradas clássicos da ficção científica. Nem preciso dizer que qualquer tentativa de adaptação iria gerar polêmicas e críticas. Em alguns pontos o filme se sai bem, em outros deixa a desejar. Claro que o livro é muuuuuito melhor e muuuuita coisa boa ficou de fora. Não que eu tenha adorado o filme e considerado o melhor do universo, mas me diverti bastante.

Para explicar um pouco melhor, gosto muito da sinopse oficial do filme, então vou colocá-la aqui na íntegra: O terráqueo Arthur Dent está tendo um péssimo dia. Sua casa está para ser demolida; ele descobriu que seu melhor amigo é extraterrestre; e, para piorar as coisas, descobre que o planeta Terra também está prestes a ser demolido para dar passagem a uma auto-estrada hiperespacial. Arthur só tem uma chance de sobreviver: pegar carona numa nave espacial de passagem. Para o aprendiz de viajante espacial, a maior aventura do mundo começa quando o mundo termina. Em sua saga, Arthur descobre que nada é o que parece: ele aprende que uma toalha é a coisa mais útil no universo, descobre o significado da vida e que tudo o que ele precisa saber está num livro: O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Bom, o filme não é necessariamente uma comédia nem é um filme-cabeça sci-fi. Se você assistiu ao filme e não entendeu nada, não entre em pânico! Você não precisa entendê-lo para se divertir. Quanto mais absurdo, melhor! Algumas cenas, apesar de curtas, são excelentes, como a dos bonecos de lã e a da construção dos planetas. Em alguns momentos vemos um espetáculo de imagens e efeitos visuais. Os atores quase que desconhecidos (exceto por algumas participações especiais como de John Malkovich) não prejudicam o filme. Mas minhas partes preferidas são as cenas iniciais com o "musical" dos golfinhos e o robô paranóico maníaco-depressivo pessimista Marvin, com quem me identifiquei imediatamente.Sem dúvida o melhor personagem do filme!

O filme contém boas passagens do livro, e é preciso compreender que algumas piadas ou diálogos não têm o mesmo impacto quando transportados para a tela. Também não existe a menor condição de inserir todos os trechos importantes do livro em 120 minutos. Mas tem muita coisa legal lá que merece ser vista. E além do mais, eu vejo esse filme como uma propaganda do livro. Se você gostou do que viu, ou ao menos achou o tema interessante, com certeza vai querer adquirir os livros.

Eu ainda tinha muito mais pra comentar, mas o tópico ia ficar muito maior do que já está. Espero que tenham gostado do que leram, apesar de que eu acho que não. Sei que você não vai comentar mesmo... então é isso. Nos vemos em breve. Até mais...e obrigado pelos peixes!

Cotação: 8,4

Comentários

  1. Eu gostei sim do que li :)
    Fiquei interessada em assistir.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Também gostei do tópico e, a partir dele, fiquei interessado em ver o filme.

    ResponderExcluir

Postar um comentário