Taxi Driver (1976)

Um grande filme da década de 1970, quase sempre estando na lista dos 50 ou 100 melhores filmes de todos os tempos. Um filme inteligente, violento, realista. E nos faz pensar que, em termos de sociedade, pouca coisa mudou...

O diretor Martin Scorsese apresenta um filme sobre o anonimato, a sociedade americana pós-guerra do Vietnã e o submundo do crime sob o ponto de vista do taxista noturno e ex-combatente do Vietnã Travis Bickle. Ao longo do filme, acompanhamos a alienação gradativa de Travis, já traumatizado pelas experiências de ex-combatente, sem conseguir dormir e sem êxito em seus relacionamentos, à medida que acompanha o lado podre e violento da sociedade e se revolta com tudo isso a ponto de planejar um assassinato a alguém que deveria ser um símbolo do combate à "escória e sujeira" de Nova Iorque - o candidato a presidente dos EUA.

O flime contém cenas de violência explícita, problemas psicológica, prostituição, preconceito racial, entre outras mazelas da sociedade. Ele dá margens a várias interpretações e questionamentos devido a complexidade de temas. Não é um filme para ser visto uma única vez, e é capaz de você nem gostar dele ao assistir pela primeira vez, mas com certeza é um ítem obrigatório da estante de qualquer cinéfilo e colecionador.

Por último, não há como não citar a excelente atuação de Robert De Niro (que estava na época colhendo os frutos do sucesso com "O poderoso chefão II") como Travis e sua clássica performance frente ao espelho em que ele diz "You talkin to me?". Uma cena que não tem nada de mais, mas é uma das mais conhecidas e imitadas do cinema. O outro destaque é Jodie Foster no papel da prostituta Iris. Ela só tinha 12/13 anos quando fez este filme e aparece relativamente pouco no filme, mas com muito talento e carga dramática, o que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de atriz coadjuvante e abriu as portas ao estrelato, que dura até hoje.

Cotação: 9,0

Comentários