Van Helsing - O caçador de monstros (2004)

Uma ótima oportunidade! Depois de anos de negociação, finalmente um filme consegue reunir os personagens clássicos dos filmes de terror: Drácula e suas noivas, Frankestein, Lobisomens e até mesmo Dr. Jekill/Mr. Hide (só me lembro de ter faltando a múmia). Para enfrentá-los, o não menos famoso Dr. Van Helsing (do livro "Drácula de Bran Stoker") interpretado pelo astro-galã dos filmes de aventura Hugh Jackman ("Wolverine"). E, claro, não podia faltar uma mulher bonita pra ajudar o mocinho no filme (Kate Beckinsale - com atuação, características e roupa de couro quase idênticos ao seu papel de Selena em "Underworld - Anjos da noite"). Soma-se a isso o diretor dos dois primeiros filmes de "A múmia" e rios de dinheiro de Hollywood. Algo podia dar errado? Pois é, deu!

Vamos aos fatos. Alguma novidade? Não. Alguma inovação quanto a personalidade ou característica dos monstros? Não. Considerando o fato dos monstros serem completamente ligado aos famosos filmes de terror dos anos 30, temos alguma cena de terror nesse filme? Não. OK, pelo menos uns sustos, certo? Também não! Ao menos a história consegue fazer uma ligação entre todos os persongagens???

Bem, me permitam um resumo do filme. Van Helsing é um caçador de monstros a serviço da igreja estilo James Bond medieval. Ele é encarregado de matar Drácula, que se apoderou da ciência e tecnologia do Dr. Frankestein e da força dos Lobisomens para conseguir dar vida a seus milhares de morceguinhos frutos de suas 3 noivas.Para tanto, ele conta com a ajuda de Anna Valerious, que vem de uma linhagem de "caçadores caseiros" de vampiros e do próprio monstro Frank, além de uma forcinha extra - já que o próprio Helsing está virando um Lobisomem...

Mas nem tudo está perdido. A sequência inicial, realizada em preto e branco ficou muito ótima, e se não salva o filme, vale como uma ótima homenagem a essa grande época de 30. Os efeitos especiais são (na sua maior parte) muito bem feitos. E em se tratando de um filme de aventura, todos os elementos clássicos (correrias, explosões, barulhos, sequências de ação) estão lá. Talvez ele um dia se torne "cult" pela premissa já tantas vezes citada aqui da reunião de monstros, mas atualmente ele está mais para "trash".
Se você quiser assistir ao filme buscando algo parecido com "X-Men" esqueça. Se você gostou de "A liga extraordinária" é capaz de gostar. Agora, se você gosta de um filme que seja simplesmente ação e não se importa muito com história e quer mais é se distrair por umas duas horinhas, pode assistir na boa. Como crítico, não daria mais do que 2 para o filme, mas pelo entretenimento, mando um 6 pra ele. Se você não esperar muito do filme, ele é até divertido.

Cotação: 6,0

Comentários

  1. Concordo quando você compara este filme com a Liga Extraordinária. Nunca consegui assistir nenhum dos dois por completo, sempre durmo antes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário