MyMovies - Catalogando novamente a coleção

Olá, hoje venho falar de um novo software para catálogo de coleções de filmes que conheci recentemente: o MyMovies Collection Management. Esse programa foi desenvolvido (se não me engano) na Dinamarca e possui uma excelente variedade de títulos (até agora não consegui catalogar apenas 2 títulos da minha coleção e tive que trocar alguns gift-sets como a caixa bomba de 24 horas pela versões individuais de cada temporada), com um adicional interessante: qualquer pessoa pode colaborar com o aumento do acervo de informações sobre filmes. Basta você tirar uma foto da capa e da contracapa do filme que não encontrou no acervo (mas antes disso, vale procurar em outros idiomas e depois alterar os dados para a versão em português - fiz isso com uns 10 a 15 filmes) e enviar para análise. Em pouco tempo, as informações sobre o filme já estarão disponíveis pra você e para todos os outros usuários do programa.

O MyMovies está disponível para as plataformas Iphone, Ipad, Android, MacOs e Windows. Inicialmente comecei utilizando a versão para Android. Existem duas versões: uma free para demonstração - na qual você pode catalogar 50 títulos, e uma paga - aparentemente ilimitada. Pelo site do desenvolvedor, você baixa a versão que quiser e - no caso do Android, existe o link para a App Store, onde você pode pagar pelo aplicativo. Eu resolvi comprar a versão full e não me arrependi - mesmo porque o valor assusta mas está na moeda local, quando converte para Reais (moeda valorizada!!!) o programa vai custar cerca de R$ 8,00. O link para acessar o site do programa é: http://www.mymovies.dk/products.aspx

Como eu já tinha comprado a versão para Android e consequentemente tinha uma conta, não posso dizer quais a limitações da versão para Windows. Só sei que baixei e instalei a versão - também pelo site do desenvolvedor - sem nenhum custo adicional e o programa também é completo, embora com menos recursos que a versão para Android, Iphone e Ipad (não sou rico para falar sobre o MacOs).

Se você quiser manter as duas versões, a ferramente já sincroniza todos os títulos pra você, já que suas informações ficam hospedadas na nuvem. Por isso, eu carrego meu catálogo offline no meu celular e posso acessar minhas informações a qualquer hora, sem precisar da internet, me conectando apenas quando quero adicionar ou alterar os dados da coleção. E não é só isso, o MyMovies permite adicionar títulos utilizando o código de barras dos filmes (você pode usar sua câmera para escanear o código de barras e ele já baixa todas as informações ou inserir manualmente os números do código de barras - melhor do que digitar alguns títulos enormes ou difíceis). A opção móvel também permite gerar um arquivo PDF da coleção e - o melhor - disponibiliza um link para sua coleção ONLINE! Chega de trabalho de editar arquivos html \o/ 

As opções de organização e pesquisa também são ótimas. Existem filtros para separar filmes por assistidos e não assistidos, por data, local e etc, uma opção de visualização de títulos como se estivessem em uma estante e também traz o perfil dos atores dos filmes. Ao catalogar um filme, você informa se o título é para guardar, venda, troca ou se foi alugado. Também existe a opção de controle de empréstimos. Enfim, se você é colecionador ou gosta de organizar quais filmes você já assistiu, use sem medo esse programa.


Aliás, já alterei me catálogo online para a nova versão. É só clicar na palavra CATÁLOGO do lado direito do blog. Até a próxima.

Comentários