Dica de Cinema - TOP 10 Cinema Nacional

Olá,

Aproveitando que saiu a indicação de "O som ao redor" para concorrer ao Oscar 2014 de filme estrangeiro, resolvemos fazer um TOP 10 do cinema nacional. Para dividir a responsabilidade de escolher apenas 10 filmes, pedi ajuda a alguns amigos pelo facebook solicitando que me enviassem suas listas contendo seus 1 a 10 melhores filmes nacionais. Recebi cerca de 40 respostas, das mais variadas possíveis, citando mais de 50 filmes diferentes. Como não poderia falar de todos no programa, organizei a lista pelos filmes mais citados e chegamos aos 10 (ou 11) mais votados. 

Como a maioria dos meus amigos não tiveram a oportunidade de assistir a filmes mais antigos como "O Pagador de Promessas", "Deus e o Diabo na terra do sol", "O Beijo da mulher aranha", "Sargento Getúlio" e outros dessa época, resolvi filtrar a lista final contendo apenas os filmes realizados após a chamada retomada do cinema nacional com o filme "Carlota Joaquina", de Carla Camuratti em 1995. De lá pra cá, tivemos muita coisa boa, mas infelizmente poucos filmes comerciais, no sentido de serem exibidos em muitas salas de cinema ou na TV aberta com regularidade (com poucas exceções como a Sessão Brasil na Globo nas madrugadas das segundas). Por isso a lista final foi composta em sua maioria por filmes que foram sucessos absolutos de bilheteria ou candidatos ao Oscar. Mas lista é aquela coisa, sempre vai ficar faltando alguma coisa ou vai entrar algum filme que você não concorde. E é isso que deixam as listas interessantes, porque nunca vai existir unanimidade.

A relação final ficou assim: 

10° lugar: Se eu fosse você / Estômago
9° lugar: 2 coelhos
8° lugar: Carandiru
7° lugar: O homem que copiava
6° lugar: O homem do futuro
5° lugar: Cidade de Deus
4° lugar: Central do Brasil
3° lugar: Lisbela e o prisioneiro
2° lugar: O Auto da Compadecida
1° lugar: Tropa de Elite (1 e/ou 2)

Assistam, então, ao quadro Dica de Cinema exibido em 26/09 no programa Entre no Clima da TCM Canal 10 Mossoró com os 10 melhores filmes nacionais segundo os meus amigos do Facebook.



Além dos filmes mencionados, foram bastante citados e poderiam estar na lista final sem problemas (eu, por exemplo, substituiria alguns pelos próximos 3 filmes seguintes): A Máquina, À beira do caminho, Bicho de sete cabeças, Abril despedaçado, Olga, Heleno, O palhaço e 2 filhos de Francisco. 

Também foram lembrados e valem como boas dicas de filmes nacionais: A Busca, A febre do rato, A Hora da Estrela, A mulher invisível, A Ostra e o vento, Amarelo Manga, A festa da menina morta, Até que a sorte nos separe, Besouro, Carlota Joaquina, Cinema, Aspirinas e Urubus, De pernas pro ar, Deus é brasileiro, Dona Flor e seus dois maridos, Era uma vez, Lavoura Arcaica, Madame Satã, Meu nome não é Johnny, Narradores de Javé, O ano em que meus pais saíram de férias, O Bem Amado, O carteiro, O Caminho das nuvens, O Céu de Suely, O homem que desafiou o diabo, O Invasor, O que é isso, companheiro?, Os desafinados, Primo Basílio e VIPs.

Queria deixar mais uma vez meu agradecimento a todos os meus amigos que contribuíram: Daniel Henrique, Rodrigo Fontes, Paulyara Oliveira, Brisa Kelly, Ulysses Gomes, Danise Suzy, Tarcísio Filho, Gaby Oliveira, Camila AS, Talles Amony, Vanessa e Rodrigo, Álamo Silva, Sairo Santos, Suesley Sunniê, Henrique java, Magayver Cassiano, Maria Regina, Fábio Braga, Bruno Dantas, Praxedes Aquino, Alexandro Damasceno, Iuska Freire, Dênis Freire, Ferdinand Chagas, Jonathan Nascimento, Mel Oliveiram Valquíria Soares, Sílvio Fernandes, Luan Rodrigues, Bruno Ferreira, Rodrigo Monteiro, Cleber Espírito, Ana Teresa Abreu, Alessandro Pino, Thalita Pires, meu amigo e parceiro do quadro Lázaro Luiz e minha esposa Danielle Simone. 

Então, fica a dica para vocês buscarem e assistirem mais filmes nacionais, não apenas os produzidos pela Globo Filmes e com atores conhecidos. Tem MUITA coisa boa escondida por aí que vale a pena ser vista. Até a próxima. 

PS: Sim, alguns filmes citados não entraram aqui. Me perdoem, mas preferi achar que vocês estavam brincando ao citar filmes como cilada.com.

Comentários

  1. Atenção: Retire "2 coelhos" - blu ray da sua lista de desejos... não posso me identificar, mas você receberá de presente! Isso não é uma brincadeira, eu te conheço, e se você não retirar poderá correr o risco de ter 2 discos repetidos. Por que não me identificar? Porque perde a surpresa do presente :)
    Confirme se leu o comentário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário